"Crioulo da Cepa" é a grande vencedora do 1º Canto de Amor a Giruá

A canção interpretada por Jorge Freitas, com letra e melodia de Erlon Pericles, conquistou o primeiro lugar e também o prêmio de melhor melodia.

Foram três noites de belos espetáculos com temas envolvendo a cultura e história giruaense que fizeram do 1º Canto de Amor a Giruá um grande sucesso. Realizado entre os dias 5 e 7 de março, o festival fez parte das programações da 9ª Festa do Butiá e movimentou a comunidade regional. Artistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados se inscreveram para cantar o município e suas riquezas.

Foram 19 composições inéditas que concorreram aos três primeiros lugares e também a premiações especiais que somaram cerca de 20 mil reais. A canção nativista “Crioulo da Cepa”, de letra e melodia de Erlon Pericles, de Porto Alegre, que foi interpretada por Jorge Freitas, de Cruz Alta, foi a grande vencedora da noite, levando o primeiro lugar e também o prêmio de melhor melodia.

O segundo lugar ficou com Nenito Sarturi e sua música “Um canto de amor a Giruá”, escrita, composta e interpretada por ele, que veio de Santiago para o festival. Nenito ganhou também na categoria melhor interprete.

Já o terceiro lugar ficou com a canção “Meu Canto a Giruá”, interpretada por Fábio Modelski, com letra de Otávio Reichert e melodia de Eduardo Saragoso, todos de Santo Ângelo. Outro destaque da competição foi a música “Pelas ruas de Giruá” que ganhou os prêmios de melhor letra, escrita por Cecília Maicá, e melhor arranjo, pela melodia de Marcos David Alves.

O Prefeito Fabiam Thomas agradeceu a participação de todos os artistas e também o prestígio da comunidade que compareceu em grande número nas três noites de festival. Sob muitos aplausos, anunciou a confirmação da segunda edição do Canto de Amor a Giruá, que deverá acontecer no próximo ano, novamente durante as programações da Festa do Butiá.

Confira a lista completa dos vencedores do 1º Canto de Amor a Giruá:

1º Lugar: Crioulo da Cepa: interpretada por Jorge Freitas, com letra e melodia de Erlon Pericles;

2º Lugar: Um canto de Amor a Giruá, com interpretação, letra e melodia de Nenito Sarturi;

3º Lugar: Meu Canto a Giruá, interpretada por Fábio Oliveira, com letra de Otávio Reichert e melodia de Eduardo Saragoso;

Melhor interprete: Nenito Sarturi;

Melhor letra: Pelas Ruas de Giruá, de Cecilia Maicá;

Melhor instrumentista: Cleverson Oliveira, gaita pianada;

Melhor melodia: Crioulo da Cepa, interpretada por Jorge Freitas, com letra e melodia de Erlon Pericles;

Melhor arranjo: Pelas Ruas de Giruá, interpretada por Mauro Dias, com letra de Cecilia Maicá e melodia de Marcos David Alves;

Música popular: Terra Abençoada, interpretada por João Paulo e Jardel, com letra de Jardel Pereira da Luz e melodia de João Paulo Pereira da Luz;

Imagem: Wilson Bonfanti

Redação: Josefina Toniolo